Um carro elétrico, como o próprio nome diz, funciona através de energia elétrica. Isso significa que ele não emite nenhum tipo de gás poluente, pois não realiza processo de combustão a partir de combustível fóssil.
Mas como pode um carro funcionar apenas com energia elétrica?
Isso acontece graças a um tipo de motor diferente que é utilizado nesse tipo de carro. Esse motor é ativado pela energia elétrica estocada em uma bateria. Assim, não é necessário combustível, mas eletricidade para que o carro se desloque.
Um carro elétrico é mais econômico do que um convencional. Isso porque o sistema do carro sempre tenta minimizar o uso de energia, poupando o máximo possível.
Em frenagens, por exemplo, a bateria consegue compensar a perda de energia recarregando um pouco seu nível de energia armazenada. Outra medida de economia é o desligamento automático do carro quando este está parado.
Sabe-se que no Brasil o custo de carregamento ainda é um pouco alto em comparação com outros países que já adotaram em maior quantidade o uso de carros elétricos. Mesmo assim, esse tipo de veículo continua sendo bem econômico.
Por serem diferentes de um carro comum, os carros elétricos possuem componentes únicos que fazem com que ele funcione. Confira abaixo cada um deles.
Como em qualquer outro carro, é necessário um motor para que ele funcione. No carro elétrico não é diferente, exceto pelo fato de que o motor não é de combustão, mas movido a eletricidade.
Há também o motor elétrico com freio regenerativo, em que a energia criada pela frenagem é reutilizada para carregar as baterias.
Outro tipo de motor, utilizado principalmente por veículos elétricos da Tesla, é o de indução. O sistema do motor de indução possui um funcionamento bem diferente, por utilizar o campo magnético e ser constituído principalmente por duas partes: um rotor e um estator.
A bateria, também conhecida como bateria de tração é a fonte de energia que dá ao motor força para funcionar e assim fazer o carro se mover. É necessário um conjunto de baterias para que a energia necessária seja fornecida ao motor.
É a responsável por fornecer energia para a partida do motor, pois antes da partida, as baterias principais ainda não estão em funcionamento. Além de prover energia para a partida, essa bateria também é a fonte que liga os acessórios, como rádio, carregadores de celular, etc.
Esse componente é utilizado para converter a corrente contínua de alta voltagem da bateria de tração para uma voltagem mais baixa, para que a bateria auxiliar possa ser carregada e os acessórios do carro possam continuar funcionando.
É pela entrada para a carga de energia que todo o processo começa, pois é por ela que a eletricidade entra no carro e vai direto para as baterias. A entrada de carga permite que um plugseja conectado ao carro para que ele seja carregado.
Transforma a corrente alternada (AC) vinda da energia do carregador em corrente contínua (CC) para que a bateria seja carregada. Além disso, regula a voltagem e a temperatura enquanto a bateria está sendo carregada.
É responsável por transmitir a energia mecânica do motor elétrico para as rodas. Dessa forma, o carro consegue se locomover.
Uma ótima vantagem do carro elétrico é que não é necessário trocar marchas, pois o torque é imediato. Dessa forma, o carro consegue atingir uma velocidade mais alta em menos tempo
Esse componente é responsável por controlar a energia vinda das baterias principais. Também controla a velocidade e torque do motor elétrico.
O sistema de resfriamento é o responsável por manter todos os componentes do carro elétrico na temperatura adequada.
Esses são os componentes essenciais para o bom funcionamento de um carro elétrico.
Com a integração de todos esses componentes um carro elétrico funciona perfeitamente: a energia sai da estação de recarga diretamente para a entrada de carga de energia. De lá, ela é transportada para as baterias principais. Das baterias principais, é transportada para o motor, que a transforma em energia cinética, ou seja, em movimento. Todo o processo de transporte é regulado e modulado pelos conversores.
Os carros elétricos podem ser carregados diretamente de uma tomada em sua casa.
O tempo de carregamento pode variar de acordo com o modelo de carro, mas geralmente leva em média 8 horas em uma tomada 220v.
Mas é possível carregar boa parte da bateria em bem menos tempo. O Chevy Bolt, por exemplo, tem 60 % de sua bateria carregada em apenas 1 hora.
Praticidade é a palavra para descrever essa inovação, pois o carro pode ser usado durante o dia, e durante a noite, enquanto o motorista está dormindo, é possível deixar o carro carregando. Assim, todas as manhãs ele estará pronto para rodar nas ruas.
Agora que você já sabe que um carro elétrico pode ser carregado em uma tomada comum, deve estar se perguntando:quanto tempo dura a bateria até que precise ser carregada novamente?
A resposta é bem simples: depende. Cada modelo possui suas próprias especificações, inclusive um tempo de duração de bateria, mas a maioria dos modelos possui autonomia a partir de 160 Km/h.
O Model S da Tesla, por exemplo, tem autonomia de 426 Km. Outros modelos podem ter maior ou menor autonomia.