Médico brasileiro quer ser o primeiro a imprimir um coração
01/06/2019
Como salvar seu para-brisa
01/08/2019

Janeiro verde alerta para o câncer do colo do útero

Ele é o terceiro tumor feminino mais frequente entre os cânceres e a quarta causa de morte de brasileiras com câncer no País. Índices tão altos levaram a realização da campanha janeiro verde, que alerta sobre o câncer de colo do útero no Brasil.

Segundo o oncologista Helio Pinczowski, do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, trata-se de uma doença que pode ser prevenida de forma eficaz porque ela se desenvolve depois de muitos anos, com infecção persistente. “É possível detectá-la e evitar que se transforme em câncer”, enfatiza o médico.

Para o oncologista, o simples exame periódico de Papanicolau a partir dos 25 anos poderia detectar precocemente a doença.

“A prevenção primária do câncer deve ser feita com o uso de camisinha nas relações sexuais. Mas a prevenção mais efetiva está na vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que protege contra os tipos 6,11,16 e 18 do HPV. Infelizmente, essas vacinas tem tido baixa adesão da população e as campanhas não obtiveram o índice de cobertura esperado pelo Ministério da Saúde”, explica o oncologista do Hemomed.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YOUTUBE
YOUTUBE
LINKEDIN
Share
INSTAGRAM